14/02/11

The Simpsons - Algumas curiosidades

Quem nunca ouviu falar dos Simpsons que atire a primeira pedra!

Criada a 17 de Dezembro de 1989 pelo, já famoso Matt Groening esta serie de culto norte-americana ganhou fama e ultrapassou fronteiras deixando de ser um mero programa "local" para se tornar um fenómeno a nível mundial sem precedentes.

Os primórdios da serie surgiram pela primeira vez no grande ecran a 19 de Abril de 1987 no, já extinto, Tracey Ullman Show.


Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie satirizam a típica sociedade norte-americana e os vários estereótipos que, hoje em dia, existem na sociedade global. 742 Evergreen Terrace é a rua onde os Simpsons estão instalados e muito se fala acerca da sua cidade, Springfield. Vários comentários se levantaram quanto à verdadeira cidade, porque como se pode comprovar existem várias Springfield's nos EUA e, no entanto, nenhuma corresponde a Springfield ficcional. Aquando do lançamento do filme existiu uma competição entre 16 cidades Springfield, em que cada uma tentou convencer o público através de um vídeo. Esta competição chegaria ao fim através de uma votação entre as 16 cidades no site do USA Today, a qual Springfield, Vermont acabaria por vencer.


Com o tempo as personagens foram evoluindo, novas personagens foram surgindo e a cidade foi crescendo.

Contudo existem muitas "incoerências" no mapa da casa, bem como no mapa da cidade de episódio para episódio. Para quem segue a série pode ver, por exemplo, que o quarto do Bart tem várias localizações. Pode ser encontrado lado-a-lado ao quarto da Lisa ou então frente-a-frente, bem como do outro lado da parede onde está a parte de cima da cama dos pais. Neste último caso o quarto do Bart ficaria entre a casa do Simpsons e dos Flanders, sítio onde não existe nada no exterior da casa.


É possível verificar que a casa dos Simpsons tem sempre vistas para diversos edifícios. Senão vejam! Da janela da cozinha tanto é possível ver uma prisão como uma mata no jardim entre outros exemplos. Como último exemplo é possível verificar que a central nuclear tanto está numa ponta da cidade como está colada a casa deles.


Durante mais de 20 anos muitas histórias foram contadas e muitas pessoas famosas foram transformadas nestas criaturas amarelas de quatro dedos. Coldplay, Metallica, Ronaldo(s), Julia Roberts, Tony Bennett, Larry King, Ringo Starr, Magic Johnson, Carmen Electra e muitos outros deram a voz e o corpo ao manifesto para serem imortalizados nesta serie de culto.



Contudo os Simpsons deixaram apenas de ser uma serie de desenhos animados e passaram a ser considerados uma marca a nível comercial. Existem no mercado diversos produtos com a marca " The Simpsons". Desde que a imaginação permita tudo é possível existir com os Simpsons como protagonistas. É possível mobiliar uma casa tal e qual a casa do Homer, da mesma forma que é possivel encontrar roupa com a sua cara e se pretendemos produtos mais íntimos também é possivel comprar. Como diz o ditado "sky is the limit"!


Tal como uma religião, os Simpsons influenciaram diversas novas series baseadas numa familia, mais ou menos disfuncional, que tem as suas peripécias do dia-a-dia. American dad, Family guy, South Park entre outras foram algumas das series que tiveram por base os Simpsons.

Para quem ainda não sabe a nossa linguagem tem diversas influências e está
em constante desenvolvimento. A tão celebre expressão do Homer "D'oh" foi incorporada no Oxford English Dictionary em 2001 e tem como significado comentar uma acção perpetrada com base numa estupidez.

Para quem gosta de Simpsons e não pode ou não tem paciência para seguir a serie na tv existe na net a solução:

wtso.net

http://tv.blinkx.com/show/the-simpsons/2ZAlU-35WcnbWq_w



Para mais curiosidades sobre esta serie podem consultar:

http://simpsons.shoutwiki.com/wiki/Main_Page

Google :)

Sem comentários:

Enviar um comentário